Identidade cultural, comunicação e mediação simbólica nas sociedades de consumo do Mercosul: subsídios para aplicação do Direito do Consumidor

Porf. Dr. Renato Seixas, Prof. Alexandre Giorgio, Maria Elisabete Rabello, Juliane Cavalcante e Madai Mello

Resumo: as normas de proteção ao consumidor editadas pelo Mercosul para regular a comunicação no mercado de consumo adotam critérios utilitaristas e tecnicistas e, também, modelo comunicacional em que os consumidores são vistos como sujeitos receptores passivos. Tais normas não captam os aspectos dialéticos da comunicação e da mediação simbólica no mercado de consumo, que o tornam importante espaço para exercício da cidadania e para a reconstrução de identidades culturais.

Abstract: the consumers protection laws issued by Mercosul to regulate the communication within the consumer market adopt utilitary and technicist criteria and, also, a communication standard in which the consumers are seen as passive receivers. Such laws are not able to grasp the dialectical aspects of the communications and symbolic mediations in the consumer market that make it an important place to exercise the citizenship and to reconstruct cultural identities.

Sumário: Introdução. 1- Legislação do Mercosul sobre informação no mercado de consumo. 2- Liberdade de informação, identidade cultural e mediação simbólica nas sociedades de consumo. 3- Identidade cultural e comunicação nas sociedades tradicionais. 4- Identidade cultural e comunicação nas sociedades modernas. 5- Cultura, poder, informação e mediação simbólica no mercado de consumo. 6- Reformulação de identidade cultural no mercado de consumo. Considerações finais.

PDF: https://renatoseixas.files.wordpress.com/2009/11/identidade-cultural-comunicacao-e-mediacao-simbolica-nas-sociedades-de-consumo-do-mercosul.pdf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s